Saiba mais sobre o COVID-19, principais notícias, números, métodos de prevenção e muito mais. Clique aqui...

79 3044-9011
99973-8688 / 99192-4313
 
 
 WhatsApp
 Imprimir


Educação
ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO SÃO MONITORADAS 24 HORAS PELA DIVISÃO DE SEGURANÇA DA SEDUC
10/04/2023 às 21:03 por Jailton Santana

Diante da incontrolada disseminação de fakes news em redes sociais e grupos de whatsapp em todo o Brasil, com notícias que vêm promovendo preocupação na comunidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc) tranquiliza alunos, pais, professores e todas as equipes com ações que reforçam a segurança das escolas. As 318 escolas da Rede Estadual de Ensino, distribuídas entre os 75 municípios, possuem um sistema de videomonitoramento, com câmeras que monitoram em tempo real, além de botão de pânico fixo e móvel interligado com o Núcleo de Segurança Escolar, o que resultou na redução do índice de deterioração do patrimônio público e inibiu outras intercorrências. 

 

Atualmente, a Seduc conta com um sistema completo de 100% escolas videomonitoradas, junto com o trabalho de 1.785 vigilantes efetivos e contratados, e 288 vigilantes terceirizados.

 

A partir de uma central instalada no Núcleo de Segurança Escolar é possível acompanhar, em tempo real, o que acontece em prédios administrativos da Seduc e nas escolas, por meio de um Sistema de Monitoramento Eletrônico por Vídeo, de ótima funcionalidade. O monitoramento eletrônico implantado pelo órgão permite ligação direta entre as escolas e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que organiza e encaminha ações das polícias Civil, Militar, Técnica e do Corpo de Bombeiros.

 

As escolas estão equipadas de câmeras, software e dispositivo de pânico silencioso. Toda vez que alguém adentra em local não autorizado, será gerado um alerta com imagens do que causou a violação, e tanto a Polícia quanto o Núcleo são avisados da ocorrência.

 

O monitoramento também acontece nos momentos em que a escola está fechada, por meio de agendamento prévio feito com o auxílio dos gestores escolares. Nesses horários pré-agendados, os locais estratégicos das escolas são monitorados e qualquer detecção de movimento irá gerar o alerta.

 

O Núcleo de Segurança Escolar também faz visitas às unidades de ensino, fazendo rondas preventivas e buscando ouvir os gestores para entender a realidade de cada uma delas.

 

Para que o trabalho de enfrentamento à violência seja efetivo, é preciso uma atuação em rede que se possibilite a garantia dos direitos humanos e da promoção da justiça social, e que olhares sistemáticos sejam firmes para que a comunidade escolar se sinta protegida. 

 

A Seduc Sergipe possui um Protocolo de Atenção à Violência Praticada ou Percebida na Escola, um documento que percorre pelos princípios da identificação dos casos de violência e enfrentamento, esclarecendo pontos como proteção, formação e intervenção, encaminhamento para a rede de apoio e proteção, além de orientações de como identificar riscos no ambiente escolar.

 

O Protocolo reforça o trabalho já realizado pela gestão estadual e foi criado para subsidiar às escolas sobre o cuidado muito valioso é preciso ter com os nossos estudantes e equipes. São sinalizados sinais a serem observados, pressupostos legais, orientações sobre como, onde e a quem recorrer no ambiente escolar e fora dele. O Protocolo passou a ter uma grande importância nas escolas da Rede Pública Estadual e apresentados às redes Municipais, como ação extensiva no combate a toda e qualquer forma de violência nas escolas. 

 

A Seduc segue atenta e vigilante, em diálogo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e orienta à direção das unidades escolares, que façam o Registro Policial de Ocorrência (RPO) para que a autoridade policial realize as investigações.

 

A Divisão de Segurança Escolar da Seduc orienta que, qualquer suspeita que possa gerar uma ocorrência, seja informada imediatamente para que os encaminhamentos sejam feitos: 

 

DIVISÃO DE SEGURANÇA ESCOLAR

 

RONDA 01 (24h)

(79) 99191-2412

 

RONDA 02 (24h)

(79) 99191-2413

 

MAIS NOTÍCIAS