79 3044-9011
99973-8688 / 99192-4313
 
 
 WhatsApp
 Imprimir


Geral
CORONAVÍRUS: ANTIGO HPM DEVE SER PREPARADO PARA POSSÍVEIS PACIENTES
20/03/2020 às 07:05 por Sandra Dantas

O desafio agora é organizar o fluxo de pacientes e desafogar o sistema público para atender possíveis pacientes infectados com Coronavírus. O secretário de Estado da Saúde de Sergipe, Valberto Oliveira, em entrevista ao Jornal da Fan, na manhã desta quinta-feira, 19, informou que cirurgias eletivas ( aquelas que podem aguardar ocasião mais propícia) estão sendo suspensas. Por enquanto as cirurgias oncológicas no sistema público de saúde de Sergipe estão mantidas.

Segundo o secretário, em 15 dias, cerca de 100 leitos de enfermaria e 50 de UTI devem estar disponíveis para atendimento exclusivo aos pacientes graves infectados com Coronavírus. “Os pacientes que apresentarem sintomas leves e não possuírem doenças crônicas devem buscar as unidades de saúde de seus municípios e manter a quarentena domiciliar”, destacou.

Os leitos disponibilizados para este período de pandemia devem ser concentrados no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e no antigo Hospital da Polícia Militar, desativado há quase três anos. Segundo o secretário da Saúde, acontece nesta quinta -feira uma visita técnica ao HPM para avaliar a necessidade de alguns reparos na unidade para que em caso de surto no estado, o HPM possa receber os pacientes.

Ele ainda apontou que o estado planeja a montagem de uma espécie de hospitais de campanha, caso seja necessário, e garantiu que todas as providências para preparação do sistema público estão sendo adotadas. “A proposta é que se tivermos que enfrentar um surto do vírus aqui, estejamos preparados. Queremos evitar que os casos suspeitos tenham contato com outros pacientes. Essa é a única maneira de minimizar os efeitos dessa crise mundial”, pontuou.

 

MAIS NOTÍCIAS