A ação teve como objetivo retirar de circulação produtos que oferecem riscos ao consumidor, prejudicam a economia formal e violam direitos de propriedade intelectual.
A Receita Federal de Sergipe realizou uma operação de Vigilância e Repressão Aduaneira no centro comercial de Aracaju, com foco em dois estabelecimentos varejistas suspeitos de comercializar mercadorias estrangeiras falsificadas.
A ação que ocorreu na quarta-feira, 10, teve como objetivo retirar de circulação produtos que oferecem riscos ao consumidor, prejudicam a economia formal e violam direitos de propriedade intelectual.
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 16 mil produtos contrafeitos, entre eles:
– Acessórios para celular (capas, carregadores, cabos)
– Caixas de som e fones de ouvido
– Videogames e acessórios
– Brinquedos diversos
Os itens simulavam ser de marcas conhecidas, como Apple, Samsung, Motorola, JBL, Nintendo, Playstation e LOL Surprise, mas não possuíam certificação da Anatel nem documentação fiscal regular.
Em nota, a Receita Federal reforçou seu compromisso com a proteção da sociedade, o combate à pirataria e ao contrabando, e a defesa da legalidade e da concorrência leal no comércio.
Participaram da operação sete servidores da Receita Federal, sendo quatro auditores-fiscais e três analistas-tributários. A Guarda Municipal de Aracaju prestou apoio com cinco agentes armados garantindo a segurança da equipe.
por João Paulo Schneider